FAQ's

1. Porquê escolher a CK Solar Academy como entidade formadora?

A CK Solar Academy é parte integrante da CRITICAL KINETICS, empresa que atua no setor das energias renováveis, fazendo projeto e instalação de sistemas solares, à parte de outras áreas de negócio. Desta forma, alia a formação ao know how de quem contata diariamente com a realidade laboral. Desta forma, caracteriza-se por ser a única Academia que conjuga a formação com a experiência de projeto/instalação.

2. O que distingue os cursos leccionados pela CK Solar Academy das outras formações existentes no mercado?

As formações existentes no mercado actual caraterizam-se por serem muito teóricas e pouco focadas na realidade laboral. As que são muito práticas, normalmente, estão alocadas a uma determinada marca/empresa, não permitindo ter uma visão generalizada do mercado. Os parceiros CRITICAL KINETICS são constituídos pelos principais players do setor das energias renováveis e são estes parceiros os responsáveis por todo o processo de formação. A CK Solar Academy é a única Academia que conta com o apoio das associações do setor, sendo portanto a única Academia desenvolvida para satisfazer as necessidades da indústria.

3. Onde é que está presente a CK Solar Academy?

Estando sediada em Portugal, a CK Solar Academy encontra-se em S. Paulo, Luanda e Maputo. Em Portugal, a CKsolarACADEMY é responsável por ações de formação em Lisboa, Porto e Faro. Todos os contatos estão disponíveis no seguinte link.

4. Qual a importância do setor das energias renováveis no mercado atual?

No paradigma atual de dependência energética dos combustíveis fosseis, novas soluções de produção de energia têm de surgir para o desenvolvimento sustentável de qualquer sociedade. Com o aproveitamento de uma fonte “inesgotável” e limpa como o Sol, poderá produzir-se energia e reduzir-se a dependência dos combustíveis fosseis. Nos países em que a CK Solar Academy está alocada como entidade formadora, verificam-se índices de radiação solar extremamente favoráveis para o aproveitamento deste recurso, fazendo todo o sentido a produção energética com base solar.

5. A oferta formativa da CK Solar Academy poderá constituir um passaporte de entrada para o mundo profissional das energias renováveis?

A CK Solar Academy, como área de negócio da CRITICAL KINETICS, surge no contexto de colmatar grandes falhas de formação no setor das energias renováveis, proporcionando conhecimentos totalmente orientados para a realidade laboral, estando assim na vanguarda da formação. A nossa rede de parceiros e as nossas competências como projetistas, instaladores e formadores ajudam a estabelecer a ponte entre as formações lecionadas e o mercado profissional.

end faq

Sobre a CK Solar Academy

1. Qual é a oferta formativa da CK Solar Academy?

De uma forma geral, a CK Solar Academy é a única Academia responsável pelo seguinte leque de formação:

  • Pós-graduação em Energia Solar
  • Pós-graduação em Energias Renováveis
  • Pós-graduação em Arquitetura Solar Ativa e Passiva
  • Curso de PolySun
  • Curso de PVSyst
  • Curso de GoogleSketchUp
  • Curso de Bombagem Fotovoltaica

A oferta formativa é distinta para cada país, visando responder às necessidades específicas de cada mercado. Assim sendo, todas as informações das ofertas formativas de cada país poderão ser consultadas na área alocada na homepage do presente website.

2. A oferta formativa da CK Solar Academy é adaptada à realidade de cada país?

Toda a oferta formativa, respetivos conteúdos e método de avaliação é adaptada à realidade de cada país.

3. Quem é que se pode inscrever nestes cursos?

Qualquer pessoa que tenha interesse em trabalhar no ramo das energias renováveis ou que já trabalhe no setor, sendo que normalmente estas formações estão mais direccionadas para profissionais na área da engenharia, gestores, consultores técnicos comerciais e arquitetos.

4. Como deve ser feita a inscrição?

Encontra-se disponível uma Ficha de inscrição que o potencial formando deverá preencher e enviar para a CK Solar Academy. Posteriormente, deverá efetuar o pagamento e enviar o comprovativo de pagamento por email, de forma a efetivar a inscrição.

5. Até quando poderá ser efectuada a inscrição nas formações da CK Solar Academy?

Normalmente, as inscrições deverão ser efetivadas até 5 dias úteis da data de início da formação.

6. Existem alguns descontos associados aquando da inscrição das formações CK Solar Academy?

Dependendo da formação e respetiva localização, poderão haver alguns descontos associados com empresas e associações parceiras da CRITICAL KINETICS.

7. Após a formação, será emitido algum certificado?

Após qualquer formação da CRITICAL KINETICS, é sempre emitido um certificado que fará referência à participação/avaliação (caso se verifique) do formando.

8. Será possível efetuar alguma formação em modo e-learning?

Regra geral, todas as formações da CK Solar Academy são presenciais, sendo que para aprovação da formação (caso se aplique) haverá sempre uma percentagem de assiduidade de 75% à carga horária. Para casos pontuais, poderá considerar-se outro regime de formação.

9. Existe algum documento que fidelize a condição de formando?

Para as formações de longa duração, será assinado um contrato entre a entidade formadora e o formando, em que são especificados os direitos e deveres de ambos.

10. Poderá ser reembolsado o valor da propina no caso de impossibilidade de frequência das aulas de formação?

Exceto casos muito específicos e extremamente bem justificados, não será devolvido o valor da propina da formação devido à impossibilidade de frequência da formação na sua totalidade.

end faq

 

Acerca da oferta formativa da CK Solar Academy

1. Quem se pode inscrever?

Qualquer pessoa que tenha interesse em trabalhar no ramo das energias renováveis ou que já trabalhe no setor, sendo que normalmente estas formações estão mais direcionadas para profissionais na área da engenharia, gestores, consultores técnicos comerciais e arquitetos.

Para os formandos licenciados ou com grau académico superior, será conferido o grau de Pós-graduado em Energia Solar ou Pós-graduado em Energias Renováveis, sendo que para os que não verifiquem esta condição será conferido o grau de Especializado em Energia Solar ou Especializado em Energias Renováveis.

2. Quais são os conhecimentos base recomendados?

Como não existem pré-requisitos específicos, um bom conhecimento de álgebra e trigonometria é útil para o módulo de projecto. Conhecimentos básicos de eletricidade também são recomendados, mas não é obrigatório. A nossa formação está estudada para ser facilmente apreendida por pessoas menos experientes e ainda assim, interessante para veteranos.

3. Qual é a diferença entre a Pós-graduação em Energia Solar e Pós-graduação em Energias Renováveis?

A Pós-graduação em Energias Renováveis é composta pela Pós-graduação em Energia Solar e mais 2 Grupos à escolha de 5.

4. O que é que diferencia a Pós-graduação em Energia Solar?

Não existe outra formação que reúna formadores especializados, projeto com software de referência, aulas de laboratório, seminários e visitas de estudo apoiadas pelos parceiros da CRITICAL KINETICS. Saiba mais na zona dedicada à Pós-graduação em Energia Solar.

5. O que é que diferencia a Pós-graduação em Energias Renováveis?

Como a Pós-graduação em Energias Renováveis é composta pela Pós-graduação em Energia Solar e dois Grupos à escolha, permite uma formação muito mais direcionada para o que realmente tem interesse para o formando.

6. Quais as percentagens alocadas a cada componente da Pós-graduação em Energia Solar?

Sensivelmente, 56% para aulas teóricas em que já se inclui projeto com software de referência, 12,5% para aulas de laboratório, 12,5% para os seminários e 12,5% para visitas técnicas mais votadas. Estas percentagens poderão ser diferentes consoante o país de formação.

7. Qual é o número limite de formandos?

No máximo, estarão em contexto de formação 25 formandos.

8. Como deverá ser feita a inscrição para a Pós-graduação em Energias Renováveis?

O formando terá sempre de obter o grau de Pós-graduado em Energia Solar e numa fase posterior inscrever-se nos módulos de sua preferência. Como a data para cada módulo está condicionada a um número mínimo de participantes, a inscrição será feita quando se reunirem as condições para o arranque do mesmo.

9. Há a possibilidade de apenas frequentar um dos módulos da Pós-graduação em Energia Solar?

O formando poderá só frequentar um dos módulos constituintes, caso assim o entenda.

10. Quais as formas de pagamento das propinas de cada curso?

O pagamento poderá ser feito em prestações ou a pronto pagamento. O número de prestações será o número de meses alocados à formação – 1. Para frequência de módulos de forma isolada, o pagamento terá de ser feito na íntegra.

11. Que gastos não estão contemplados no valor da propina?

As deslocações para as visitas técnicas mais votadas e gastos de alimentação.

12. Que metodologia pedagógica é utilizado em sala de aula?

Cada formando tem um PC dedicado com todo o software utilizado em sala de aula e com acesso à internet, permitindo aceder a uma plataforma online onde se encontra toda a documentação apresentada em sala de aula.

13. Que plataforma online é utilizada para aceder à documentação da formação?

No website da CK Solar Academy existe um menu dedicado onde o formando poderá aceder à plataforma online Moodle. Nesta plataforma onde terá uma conta associada, estará sempre disponível toda a informação alocada à formação. Esta plataforma também será utilizada para a realização de minitestes online, um dos componentes da metodologia de avaliação das Pós-graduações.

14. Quem é elegível para a realização de um estágio curricular?

Apenas os 3 melhores formandos são elegíveis para a realização de um estágio curricular numas das empresas parceiras da CRITICAL KINETICS. Se algum dos 3 melhores formandos não desejar ingressar num estágio, não será aberta esta possibilidade aos seguintes melhores formandos.

15. Quais são as visitas de estudo susceptíveis de ser realizadas?

Será disponibilizado um conjunto de visitas de estudo para cada módulo da Pós-graduação em Energia Solar a serem votadas por todos os formandos. A mais votada de cada módulo será a visitada. Desta forma, serão visitadas 3 instalações técnicas que correspondem a cada um dos módulos da Pós-graduação em Energia Solar.

16. Os seminários são de presença obrigatória?

Sim, sendo que não têm nenhuma componente de avaliação associada mas contam para a percentagem de assiduidade mínima de 75%.

17. O PC alocado a cada formando é susceptível de ser levado para casa?

Não, ficará sempre nas instalações alocadas à formação.

18. Para as aulas de laboratório que equipamento é necessário trazer?

Convém trazer roupa confortável, sendo que todo o equipamento de segurança é fornecido ao formando aquando da aula de laboratório.

end faq

 

Acerca da Pós-graduação em Energia Solar e Energias Renováveis

  • son

  • 2

  • 5

  • 6

  • 7

  • 9

  • 10

  • 11

  • 12

  • 13

  • 14

  • 15

  • 16

  • 17

  • 18

  • 19

  • 19

  • 19 

  • 19  

  • 19

  • 19   

  • 19    

  • 19   

  • 19    

  • 19   

  • 19    

  • 19     

  • 19     

  • 19    

  • 19   

  • 19 

  • 19